Cabeçalho

sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto “Ceará Faz Ciência” será lançado hoje em Limoeiro do Norte


Popularizar a Ciência e a Tecnologia no interior do Estado e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área. Estes são alguns dos objetivos da primeira edição do Projeto Ceará Faz Ciência, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)

Nesta sexta-feira (9), às 14h, o projeto será lançado em Limoeiro do Norte, no auditório da Secretaria de Educação do Município (Rua José Hamilton de Oliveira, 160) e contará com a presença das coordenações de escolas estaduais, municipais e particulares, além de empresários e dos representantes da Secitece. As prefeituras dos municípios que fazem parte da região também foram convidadas e estarão presentes no evento.
O projeto se dará de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará, configurando-se como um importante instrumento para melhoria do ensino e para o despertar de vocações científicas e tecnológicas.
Vocação natural das regiões – Os trabalhos deverão, preferencialmente, estar relacionados com a vocação natural de cada região, conforme definido no edital de participação. No Litoral Leste, os alunos enfatizarão nos projetos a Psicultura e a Aquicultura.
Os trabalhos serão apresentados nos meses de maio e junho. Em cada uma das quatro regiões, serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior durante um ano. Os projetos vencedores de cada região serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Inscrições – Os projetos devem ser inscritos até 30 de março, e se dará, exclusivamente, por meio de preenchimento de formulário no hotsite do evento (http://eventos.sct.ce.gov.br). No ato da inscrição deverá ser entregue o projeto com, no máximo 02 páginas, de acordo com o modelo disponível no site.

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)