Cabeçalho

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A cultura esta sendo testada nos Municípios de Icapuí, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Pacoti e Tianguá.

Macieira no Vale do Jaguaribe? Sim, isso poderá se tornar realidade. E não é só o cultivo de maçã, mas testes estão sendo feitos para viabilizar também o cultivo de pera e caqui. Esta é uma iniciativa do projeto: "Implantação de unidades de observação para avaliação técnica de culturas de clima temperado no Estado do Ceará",
que teve início em meados de 2009 e agora produz as primeiras maçãs em território cearense, após 14 meses de plantio em áreas experimentais.
O projeto resultou de uma parceria firmada entre o Banco do Nordeste (BNB), por meio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), a União do Agronegócio do Vale do Jaguaribe (Univale), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e o Sebrae-CE.
Variedades
Foram introduzidas variedades de macieiras, pereiras e caquizeiros com baixa necessidade de frio, e que apresentam potencial econômico para o mercado interno. As áreas onde estão sendo testadas a cultura ficam nos Municípios de Icapuí, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Pacoti e Tianguá.
A diversificação de cultivos para os polos irrigados não representa apenas uma alternativa para a sobrevivência da agricultura regional, significa também, uma estratégia inteligente de mercado que poderá viabilizar a oferta de vários produtos em diferentes épocas do ano, indo além do cultivo de frutas tropicais

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)