Cabeçalho

sábado, 19 de maio de 2012

m sua proposta Marcelo Castro quer revitalizar a avenida a partir de seu canteiro central.

O “corredor cultural” é um projeto do Sociólogo Marcelo Castro, que já colocou no papel, e elaborou croquis, sugerindo uma verdadeira revolução no canteiro central da Rua Francisco Remigio, e ela já repercutiu no Facebook.


A idéia consiste em triplicar o atual canteiro da Rua Francisco Remigio (rua que fica atrás da Igreja de Santo Antônio) transformando-o praticamente em um conjunto de novos quarteirões, onde poderão ser construídos pequenos prédios públicos bem como equipamentos esportivos (como quadras, campo de vôlei, aparelhos de ginástica) e culturais (como anfiteatro, ilha digital). Formando assim o maior corredor de praças de Limoeiro, 10 no total.

Para Marcelo Castro “essa rua é fundamental pra Limoeiro. Liga uma ponta a outra da cidade. Além de ser o caminho das Pedrinhas, nosso maior ponto turistico, e mais do que isso é o maior simbolo da visão vanguardista dos nossos antepassados e fundadores do nosso municipio, pela largura que tem. Hoje tá do jeito que tá, abandonada, quase intrafegavel. Mas com um investimento pode virar um simbolo unico de beleza urbana”.

Segundo os cálculos do proponente, mesmo com a triplicação do canteiro ainda sobram 2 faixas de trafego em cada um dos lados, alem do estacionamento. Ao Projeto também poderia ser incorporado faixas para ciclovias por toda extensão da rua. Ele propõe ainda um reforço na arborização atual e prever que seja necessária uma nova iluminação.

Projeta o Sociólogo, que com essa medida se poderia reduzir algo em torno de 50% dos recursos aplicados no asfaltamento da via. Além de garantir melhor segurança aos moradores da rua, visto que com o asfaltamento o nível médio de velocidade dos veículos aumentaria, gerando um alto risco nas travessias de pedestres e ciclistas. Assim como, Limoeiro ganharia um conjunto de 10 novas praças interligadas, algo nunca visto nem em cidades planejadas, um verdadeiro “corredor cultural” com afirma o propositor.

A ideia foi apresentada pelo autor em seu perfil do Facebook e rapidamente se propagou entre a comunidade limoeirense que participa desta rede social, sobretudo entre os jovens. Em apenas 24hs, a proposta foi “compartilhada” (replicada) por pouco mais de 60 pessoas e “curtida” e comentada inúmeras vezes, sobretudo nos 3 grupos de discussão organizados por jovens limoeirenses nesta rede social: a NPL (Nova Politica Limoeirense), o Cultura Política e Democracia, e o Ideias Pra Limoeiro.

Segundo apuramos, o Prefeito João Dilmar irá dar ordem de serviço para o asfaltamento das ruas Francisco Remigio e Cel. José Nunes no próximo sábado, dia 19. Diante disso nos perguntamos: Será que a Prefeitura já tomou conhecimento dessa ideia? Ainda seria possível haver modificações no projeto que a Prefeitura planeja e lançara neste sábado?

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)