Cabeçalho

sexta-feira, 20 de abril de 2012



Para o presidente da câmara de Quixeré, o vereador Zequinha de Janú, a visita do prefeito municipal àquela casa foi de grande importância, pois tirou algumas dúvidas existentes, muito embora tenha deixado outras. Acerca do problema referente à doação do território quixereense onde está situada a Serra dos Vieira para o município de Russas,
questão levada praquela casa através do próprio Zequinha, o prefeito Pitiúba disse que não existiu nenhum entendimento com representantes do município de Russas para que foi cedido aquela parte territorial para aquela cidade e deixou claro que abrirá mão de nenhum palmo de terra do seu município para nenhum outro. Acrescentou Zequinha.

Zequinha disse que estava satisfeito com as informações do prefeito Pitiúba, porém cobrará do município uma melhor assistência na área da saúde, do social e da educação para aquela população que de acordo com o próprio presidente da câmara, praticamente é desassistida pelo município de Quixeré. Mas o presidente lembrou este problema existe em virtude de acordos políticos, quando em uma eleição passada, quando os moradores daquela localidade transferiram os seus títulos para Russas para votarem no então candidato a deputado estadual pelo município de Russas Agaci Fernandes que prometeu muitos benefícios para aquele povo, o que segundo ele, nada foi cumprido.

De acordo com Zequinha de Janú aquela população precisa se conscientizar que aquela parte territorial pertence de fato a Quixeré e o que realmente está acontecendo uma briga política pelas riquezas existentes nas terras da Chapada do Apodi, pois a Serra dos Vieira é um dos pontos do município que dispões de mais riquezas no baixo Jaguaribe, seja no minério, na água e no agronegócio e todo mundo está querendo desfrutar um pouco destas riquezas. Ainda de acordo com o parlamentar, o prefeito já sinalizou positivamente o apoio assistencial para aqueles moradores, onde pretende implantar postos do PSF, estabelecimentos educacionais e incentivos para que eles passem a quererem pertencer de fato e de direito ao município de Quixeré.

O presidente da câmara dos vereadores afirmou também que o município de Quixeré já está se mobilizando em busca de recurso para ajudar ao pequenos produtores da região que devem enfrentar muitas dificuldades em virtude da seca verde que já está deflagrada no interior do estado do Ceará. Para tanto o sindicato dos trabalhadores rurais já está se mobilizando através da realização do cadastro destes agricultores que terão também o apoio tanto em nível de estado como do município.

Com relação ao andamento da sua pré-candidatura, Zequinha espera que haja harmonia entre os pretensos candidatos e que a campanha seja realizada dentro da legalidade e em alto nível que vários acordos ainda estão para acontecer, porém, até o momento a sua candidatura está firme e segue fortalecida, assim como acredita que a do seu colega Mundinho de Alcides e de vários outros nomes também estejam mantidas, mas que só a partir de julho é que serão definidos os nomes que realmente disputarão as vagas para os cargos de vereador e prefeito no município de Quixeré.

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)