Cabeçalho

quarta-feira, 4 de abril de 2012

No Ceará: 16 mil terão câncer em 2012, diz Inca

No Ceará: 16 mil terão câncer em 2012, diz Inca


No Dia Nacional do Câncer, o Estado tem o desafio de enfrentar a doença, que cresce entre os cearenses
 
Durante o ano, temos diversas datas para reforçar a prevenção e o combate ao câncer, considerado a segunda maior causa de mortes no mundo. Hoje é uma delas, o Dia Mundial do Câncer. Apesar de não haver atividades marcadas em Fortaleza, o aumento de casos de alguns tipos de câncer no Ceará alerta para os novos desafios no enfrentamento à doença.


Informações do Instituto Nacional Câncer (Inca) indicam que 16 mil cearenses terão algum tipo de neoplasia em 2012. Cerca de 6 mil deles terão câncer de pele. "Mas como é um câncer um pouco mais fácil de identificar e com maior possibilidade de cura, não é o mais preocupante", pondera o coordenador Comitê Estadual do Controle do Câncer, Luiz Porto.

Entre as mulheres, o câncer de maior incidência será o de mama, com 1.660 casos, enquanto os homens serão mais acometidos por tumores na próstata, com previsão de 2.240 pessoas. Mas, segundo o coordenador, mudanças no perfil socioeconômico da população estão aumentando a incidência de câncer de estômago e cólon (intestino grosso).

Nesses dois tipos de neoplasia, o principal fator de risco é a má alimentação. Enquanto o câncer de estômago costuma ocorrer em pessoas que não têm geladeira em casa ou consomem alimentos mal conservados, a falta de fibras e o excesso de massas e frituras na dieta prejudicam o intestino grosso.

"Há alguns anos, tínhamos de sete a oito casos de câncer de cólon a cada 100 mil habitantes. Neste ano, a relação será de 10 casos para cada 100 mil. É um dado preocupante, pois, com o aumento do poder aquisitivo, as famílias estão se alimentando mais, mas não necessariamente melhor", revela Luiz Porto.

A boa notícia é que as neoplasias de colo de útero e pênis estão diminuindo entre os cearenses. O primeiro já chegou a ser a principal causa de morte por câncer entre mulheres, e o Ceará é o segundo Estado brasileiro em casos de câncer de pênis.

Para o coordenador, a mudança está associada à adoção de hábitos de higiene e à menor incidência do papiloma vírus humano (HPV), fatores de risco para tumores nessas áreas. "É uma doença que preocupa porque pode levar à amputação parcial ou total do membro", ressalta.

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)