Cabeçalho

quinta-feira, 26 de abril de 2012

I Seminário do LCGRH começa hoje e debate a Climatologia e Recursos Hídricos no Ceará

O I Seminário de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos que abordará através de palestras e minicursos a importância de se debater os caminhos e as tendências da Climatologia e Recursos Hídricos no Ceará. O evento é organizado pelo Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos – LCGRH,
vinculado ao departamento de Geografia da UFC. Estão programadas palestras e mesas-redondas a serem realizadas no Auditório do Departamento de Geografia no período da manhã, além da realização de minicursos durante a tarde.

Hoje, a palestra de abertura será ministrada pela professora Dra. do Departamento de Geografia da UFC, Vanda Claudino Sales, às 9h30min, e falará sobre Mudanças Climáticas Globais. A mesa-redonda terá início às 10h30min com a participação do professor Dr. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Adeildo Cabral da Silva e do meterologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, Namir Mello que irão debater sobre a Climatologia no Ceará.

No segundo dia de evento, sexta-feira, 27, às 9 horas, a mesa-redonda abordará o Panorama dos Recursos Hídricos no Estado do Ceará, com participação do professor Dr. José Carlos, da UFC, Hugo Buarque, professor Dr. do IFCE e Hugo Estênio, da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – Cogerh.

No último dia de evento, sábado, 28, está programado um trabalho de campo no município de Pacatuba, distante 35 km de Fortaleza, e consistirá na realização de uma trilha na Estação Ecoturística Parque das Andréas que dispõe de uma área de 42.687,30m² e patrimônio ecológico que preserva um dos ecossistemas mais belos da Região Metropolitana de Fortaleza. Os participantes inscritos poderão ter contato com equipamentos e tabelas de medição climatológicas, além de refletir sobre as condições do clima e recursos hídricos da cidade, que dispõe de cascatas e piscinas naturais.

Mais informações pelo telefone (85) 3366 9860 ou pela página do laboratório através do link: lcgrhufc.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)