Cabeçalho

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Audiência Pública tratou em Tabuleiro do Norte sobre prejuízos da Seca Verde no Campo


Nesta quarta feira dia 25 de abril uma audiência publica foi realizada na cidade de Tabuleiro do Norte para tratar sobre prejuízo no campo e ações de amparo aos pequenos produtores e pecuaristas. Para debater estavam presentes:
o prefeito municipal Raimundo Dinardo Da silva maia, o secretario de agricultura Dede Jerônimo, Eliaci pinheiro coordenador local da EMATERCE e o vereador Francisco Massoloni elem vários agricultores e pecuaristas.

Durante a audiência foi expostos um documento elaborado pela FETRAECE para ser entregue as autoridades, e outro elaborado pela comissão municipal que trata dos males causados pela estiagem. Ultimo difere do outro por trazer entre os reclames casos particularmente de Tabuleiro do Norte.

Em entrevista a nossa reportagem o prefeito Dinardo que acabará de chegar da capital, Frisou que o Governo do Estado já esta ciente da angustia que passa os produtores de inverno no interior, e que em conjunto com o Governo Federal estar tomando medidas emergências de amparo aos produtores rurais do Ceará. O prefeito afirmou que esta sendo redigido um documento de declaração de estado de emergência no município que deverá ser assinado por ele nos próximos dias.

Eliaci Pinheiro coordenador local da EMATERCE mostrou documentos de avaliação das percas onde aponta que o prejuízo no campo já ultrapassa 70% do plantio, deixando apreensivos os criadores que não vêem até o momento pasto par o rebanho Bovino e Ovino. Uma das medidas emergenciais devera ser o pagamento antecipado do seguro safra feito em três parcelas pelo Governo do Estado.

O secretario de agricultura Dede Jerônimo mostrou um pauta de reivindicações que serão apresentadas as autoridades estaduais no dias 27 de Abril (sexta feira). Entre outras visitas, estão agendados encontros com os superintendentes do BNB e Banco do Brasil para solicitar ampliação das linhas de credito rural, e a prorrogação das dividas dos produtores. Dede também afirmou que ira se reunir com o representante da CONAB do Estado para reivindicar a distribuição de Grão para o consumo humano, e para ajudar na alimentação do rebanho.

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)