
Durante a audiência foi expostos um documento elaborado pela FETRAECE para ser entregue as autoridades, e outro elaborado pela comissão municipal que trata dos males causados pela estiagem. Ultimo difere do outro por trazer entre os reclames casos particularmente de Tabuleiro do Norte.
Em entrevista a nossa reportagem o prefeito Dinardo que acabará de chegar da capital, Frisou que o Governo do Estado já esta ciente da angustia que passa os produtores de inverno no interior, e que em conjunto com o Governo Federal estar tomando medidas emergências de amparo aos produtores rurais do Ceará. O prefeito afirmou que esta sendo redigido um documento de declaração de estado de emergência no município que deverá ser assinado por ele nos próximos dias.
Eliaci Pinheiro coordenador local da EMATERCE mostrou documentos de avaliação das percas onde aponta que o prejuízo no campo já ultrapassa 70% do plantio, deixando apreensivos os criadores que não vêem até o momento pasto par o rebanho Bovino e Ovino. Uma das medidas emergenciais devera ser o pagamento antecipado do seguro safra feito em três parcelas pelo Governo do Estado.
O secretario de agricultura Dede Jerônimo mostrou um pauta de reivindicações que serão apresentadas as autoridades estaduais no dias 27 de Abril (sexta feira). Entre outras visitas, estão agendados encontros com os superintendentes do BNB e Banco do Brasil para solicitar ampliação das linhas de credito rural, e a prorrogação das dividas dos produtores. Dede também afirmou que ira se reunir com o representante da CONAB do Estado para reivindicar a distribuição de Grão para o consumo humano, e para ajudar na alimentação do rebanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário