
que esta sendo desenvolvida no decorrer de todo este mês de março, com um conjunto de instituições, em comemoração ao dia internacional da mulher, registrado dia 08 de março em grande estilo, com uma grande programação. Palestras e cursos estão sendo oferecidos para todas as mulheres do município, seja da cidade seja da zona rural, como também filmes voltados para os questionamentos da mulher, projeto curta o gênero que é uma amostra de cinema, seminários e capacitação em escolas públicas, produção e realização da ONG Fábrica de imagem.
Na Praça do Banco do Nordeste de Limoeiro do Norte, vários tipos de serviço de saúde pública foram oferecidos para as mulheres, desde verificação pressão de arterial, medição para saber o volume de massa corporal, exame de glicemia, vacinação, atendimento odontológico, e exposição de produtos cosméticos da água de cheiro, e Laqua de Fiori. Todo um trabalho de cunho social aconteceu no período da manhã, e contou com uma grande participação de mulheres de nossa cidade que visitaram e usufruíram dos serviços oferecidos.
A presidente do conselho municipal dos direitos da mulher Vereadora Nadir Chaves esteve presente na Praça e disse que; este dia 08 de março é um dia para comemorar, para parabenizar todas aquelas do campo, da cidade, e da região do vale do Jaguaribe. Ela ressaltou ainda que o dia 08 de março, é mais um dia de reafirmar o compromisso das mulheres de continuar avançando nessas conquistas, pois ainda existe muita coisa a ser conquistada, principalmente relacionada à saúde da mulher. Para Nadir, a saúde pública no Brasil precisa muito melhorar. O SUS (Sistema único de Saúde) conta hoje com vários tipos de atendimentos voltados para a mulher, mas que precisa melhorar na questão da rapidez, principalmente na prevenção das doenças.
A presidente ficou impressionada com os números apresentados do que está para acontecer este ano de 2012. Segundo ela, mais de seis mil mulheres, irão contrair o câncer de colo de útero, e os especialistas afirmaram ainda que além da questão cultural da mulher em não procurar os serviços de atendimento para a prevenção, existe a questão da demora da paciente em chegar à mesa do especialista. Para ela, são lutas que precisam serem continuadas no sentido de poder
Nenhum comentário:
Postar um comentário