
Nesse encontro a sociedade civil e os representantes governamentais, debateram princípios e diretrizes a fim de orientar a política cultural na gestão municipal da cultura, como também a implantação do sistema municipal de fomento à cultura de Quixeré, e o plano de ação para a cidade. Ao final foram eleitos os delegados para a conferência estadual e nacional.
Estiveram presentes na conferência, o vice-prefeito da cidade Francisco de Maura, a secretária de administração do governo Pitiuba Ana Créti, o ex-prefeito e ex-assessor da câmara João Batista do Santo Neto, Secretário Municipal de Cultura Toinho de Toni, secretária de Ação Social Jane Brito, O secretário de Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte como Palestrante Renato Remigio, Diretora de esportes da secretaria Luzinete Néri, professor Erasto de Limoeiro do Norte, cabo Marcos Mendes presidente da Associação dos Poetas e Apologistas Jaguaribano, sociedade civil e membros de associações.
Marcos Mendes fundador da Associação dos Poetas e Apologistas Jaguaribanos (APAJ) falou da importância do evento para a cultura do município de Quixeré, e trouxe dois jovens poetas de Limoeiro do Norte para fazer uma pequena apresentação, como forma de mostrar e estimular a juventude à cantiga de viola.
O atual secretário de Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte Renato Remigio que deverá está entregando o cargo em definitivo próximo dia primeiro, esteve realizando uma palestra, aonde discutiu o tema discutido; “Sistema Municipal de Cultura”.
Renato afirmou que o município de Quixeré é muito rico de cultura, e o povo da cidade precisa reconhecer e valorizar. O bumba meu, os bonecos de Toinho de Toni, um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre “Paixão de Cristo” que reúne o vale inteiro para assistir a via sacra, quadrilhas, o carnaval que é o maior do vale do Jaguaribe e por aí vai. A secretaria municipal de cultura precisa trabalhar todas as questões jurídicas, para poder se enquadrar dentro dos quesitos exigidos, para poder buscar o financiamento via projetos no ministério da cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário