Cabeçalho

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Morreu em Brasília, o russano maestro Orlando Leite, 85 anos,

Morreu em Brasília, o russano maestro Orlando Leite, 85 anos, um dos maiores incentivadores da cultura cearense, estava hospitalizado havia dez dias e sofreu falência múltipla dos órgãos. Aluno do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, no Rio de Janeiro, foi aluno de Heitor Villa Lobos e utilizou a bagagem de conhecimento no Ceará,

criando condições para o desenvolvimento do ensino musical no estado, despertando a vocação e o talento musical de muitocearenses.

O maestro atuou ao lado de grandes artistas do estado nas artes cênicas e plásticas, promovendo a poesia, a música, o ballet o teatro e o cinema. O corpo do maestro vai ser velado nesta terça-feira no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, onde será enterrado à tarde.

Nenhum comentário:

QUIXERÉ

QUIXERÉ A cidade que tem essa denominação proveniente do nome do rio que atravessa o município. Sua origem tem como referenciais os nomes de Manuel Filipe da Silva, Cândido Chicó, Manuel Xavier da Silva e Antônio Costa.A partir de 1840, eles foram os primeiros a fixar moradia no local onde é hoje o município.O povoado tornou-se distrito do município de Russas em 4 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei de n.º 1.156. Finalmente elevou-se à categoria de município em 11 de abril de 1957, através da Lei de n.º 3.573. Foi instalado a 15 de maio do mesmo ano. Sua área é de 617 km2. Sua população está estimada em 18.780 habitantes, segundo dados do IBGE de 01 de julho de 2005. Tem como distritos Quixeré, Água Fria, Lagoinha e Tomé.A distância de Fortaleza é de 214,1 km. As vias de acesso são CE-377, CE-265 e BR-116.São belezas naturais de Quixeré a Serra do Apodi e os Rios Jaguaribe e Quixeré.Seus principais eventos são: São José (19/3),Nossa Senhora de Fátima (13/5),Dia do Município (15/5),Vaquejada (7 e 8/7) e a Festa da Padroeira (8/12). A prefeitura municipal tendo a frente o prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia (Pitiúba)