Diferentemente de Bessa e Aquino, os dois parlamentares, já tiveram aprovação popular das urnas, onde Mundinho de Alcides foi por duas eleições seguidas, o vereador mais votado, enquanto Zequinha de Janú teve aprovação eleitoral desde 1971, quando foi eleito vereador varias vezes, e eleito vice-prefeito da Luzimar Bandeira, tendo ainda o grupo da família Janú sempre um vereador no parlamento de Quixeré, sendo sempre irmão ou filho do Zequinha.
Apesar de filiado ao PMDB, Joverlan Santiago declarou ao nosso portal não ter simpatia pelas duas candidaturas apresentadas. Ele ressaltou que esta ouvindo os familiares, amigos e eleitores comum, que tenha votado nele ou não, e tem encontrado resistência por parte de muitos, em relação à ausência de um nome com raízes familiares da tradição na historia politica do município.
O vereador Fernando de Maura eleito pelo PT, descarta a tese Dr. Aquino e Bessa, em detrimento do projeto do PT quixereense em ter pela primeira vez na historia um candidato a prefeito no município, e o nome cotado é do seu irmão, atual vice-prefeito Francisco de Maura. Qualquer outra discursão agora seria trilhar contra o crescimento do PT em Quixeré.
Na interpretação do portal Jaguar ao ouvir a vereadora Cláudia Cunha, ela não tem posição favorável no momento nem pra Bessa ou Aquino, onde ela ressaltou que política não se faz sozinho, e sua decisão depende de muitas outras questões, para dai tomar posição definitiva. Além de ouvir as lideranças politicas e familiares mais próximos, ela vai ouvir Ariosto Holanda e Maílson Cruz, já que ambos tem sido de grande importante nos projetos e ações da representatividade de seu mandato.
Um detalhe na questão da definição da Cláudia é que os seus dois colegas vereadores e pré-candidatos a prefeito Zequinha de Janú e Mundinho de Alcides, “além de serem quixereense de sangue e de coração, também votaram em Maílson Cruz, “o que subentende que dentre Bessa e Aquino, ele deva priorizar a Mundinho ou Zequinha”, já que ambos lhes apoiaram na eleição de deputado estadual”.
Eleito no grupo da Luzimar Bandeira, vereador Cleudo Honorato ainda não expressou seu desejo de apoiar Bessa ou Dr. Aquino. Tendo sido o vereador mais votado na eleição de 2008, ele não perdeu sua postura politica e manteve-se com uma atuação independente. No debate visando à eleição de 2012, até hoje Cleudo não demostrou ter se encantado com o preferido da Luzimar, e muito menos deu publicamente sinais de que se aproximaria do Bessa, outrora adversário hoje pupilo do projeto Pitiúba. Pelo seu perfil de independente, Cleudo Honorato pode tomar o rumo que quiser, e votar em qualquer um dos quatros pré-candidatos, Zequinha Janú, Mundinho de Alcides, Bessa ou Dr. Aquino.
Publicamente somente o vereador Bidô insinuou votar em Bessa, e acreditamos que se Pitiúba votar nele, a tendência é que Giuvan e Francileide votem também´. É esperar pra vê!
Detalhe: Um fato curioso neste processo desenvolvido pela produção do site em ouvir vereadores e outras lideranças do Quixeré, foi à observação na resposta colida. Porque Bessa? Porque Dr. Aquino?
“Eleger Bessa ou Dr. Aquino em detrimento de um nome com tradição sanguínea das famílias do Quixeré, é enterrar de vez a historia, e o trabalho realizado pelos Oliveiras, Lopes, Fernandes, Bandeiras, Janus, Mundolas, Ferreiras, na construção do município quixereense”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário